Mensagem da Administração

Inaugurado no dia 08 de abril de 2008, o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – M’Boi Mirim é referência em atendimento hospitalar na rede pública. Sua atuação é reconhecida pela qualidade e segurança dos serviços prestados e pelo atendimento digno e humanizado ao paciente, além da sua eficiência e capacidade operacional.

O Hospital M´Boi Mirim é gerido de forma compartilhada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein e pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), duas organizações de referência que contribuem com sua experiência e reputação no apoio ao Sistema Único de Saúde. O hospital é exemplo de melhores práticas de cuidado e sua atuação se faz por pessoas comprometidas com elevados padrões éticos.

O Programa de Ética e Compliance do Hospital M’Boi Mirim implementará atividades voltadas para o cumprimento da legislação em vigor, das orientações contidas no Manual Institucional de Conduta Ética e das Políticas e Procedimentos que dele derivam.

O Manual Institucional de Conduta Ética disciplina temas que refletem expectativas da instituição em relação ao exercício de boas práticas por parte do Hospital M´Boi Mirim. As organizações de saúde têm de assegurar um modelo operacional em que a qualidade e a segurança da assistência e do profissional, aluno ou voluntário façam parte de seus pilares e que sejam resultados de processos bem estruturados e controlados, sustentados por uma cultura de transparência e integridade. Desta forma, este Manual define diretrizes para a condução de nossas atividades, abordando assuntos como o processo de compras, repasse e prestação de contas, a eficiência na gestão de recursos, a gestão do acesso à saúde, a proteção da privacidade e a segurança do paciente, bem como a gestão do relacionamento entre o Hospital M Boi Mirim e seus pacientes, com os profissionais de saúde, a comunidade, o governo, entre outros.

A boa reputação e a credibilidade do Hospital são construídas por todos, através de seus atos e atitudes no dia a dia. Esperamos a dedicação e o empenho de todos no pleno entendimento e observância desse Manual e na proteção da integridade do Hospital M´Boi Mirim.

Ademir Medina
Leonardo Ferraz

Programa de Ética e Compliance

Alinhado à missão, à visão e aos valores organizacionais, o Programa de Ética e Compliance do Hospital M´Boi Mirim reforça o compromisso com a transparência, ser diligente e vigilante no resguardo ao cumprimento da lei, dos valores organizacionais e dos mais altos padrões éticos, garantir um bom ambiente de controles internos e uma gestão adequada dos riscos, fomentando uma cultura de integridade entre todos os que se relacionam com o hospital.

Estrutura de Compliance

organograma

O Programa de Ética e Compliance é baseado nos seguintes elementos:

  • Estrutura Independente, ligada aos órgãos de governança.
  • Mapeamento periódico de riscos.
  • Políticas, Procedimentos e Controles.
  • Educação e Treinamentos.
  • Canal de Denúncias.
  • Resposta adequada e justa às infrações e desvios de conduta detectados.
  • Monitoramento e Auditorias.
Mandala

Manual de Ética e Compliance

Com o compromisso de estar sempre pautado pelos mais altos padrões éticos, o  Manual de Conduta Ética do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – M’Boi Mirim  tem o papel de reunir diretrizes que se refletem na preocupação com a integridade, qualidade, gestão financeira e melhores práticas assistenciais e que estejam efetivamente presentes na cultura organizacional e na rotina dos profissionais, alunos e voluntários.

O Hospital M´Boi Mirim preza pela qualidade dos serviços prestados, bem como pela segurança no cuidado do paciente e de todos com quem se relaciona. Para manter altos padrões de qualidade e segurança, é imprescindível que as diretrizes desse Manual de Conduta Ética sejam compreendidas e aplicadas.

Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias é o principal meio de comunicação de desvios que infrinjam as diretrizes do Programa de Ética e Compliance. Os processos de apuração contam com apoio de empresa especializada e independente, visando garantir maior imparcialidade e confidencialidade nos processos de apuração.

O  Hospital M´Boi Mirim não tolera retaliação com quem relata uma preocupação de boa fé e todas as violações relatadas no Canal de Denúncias serão tratados de forma confidencial e anônima.

Os eventos que devem ser reportados no Canal de Denúncias dizem respeito não somente a infrações às diretrizes do Programa de Ética e Compliance, mas também à infração legal, normativa, fraude,​ desvios, assédios moral e sexual, furtos, corrupção, suborno, conflito de interesses, segurança da informação, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão, dentre outros.

Todos os relatos de violação serão apurados pela área de Compliance, que emitirá, sempre que for identificada uma transgressão, parecer contendo a descrição dos fatos, as análises realizadas com respectivas evidências, as conclusões, as recomendações e os planos de ação. Tais recomendações ou planos de ação podem determinar a revisão e eventual alteração de processos, bem como, impor medidas educativas ou disciplinares.​

Para registrar uma ocorrência, clique no botão do Canal de Denúncias abaixo ou utilize o telefone 0800 300 4485 .

Atenção: Reclamações, sugestões, solicitações ou elogios deverão ser feitos à ouvidoria, por meio do website www.hmbm.org.br/ouvidoria

Este canal deve ser utilizado exclusivamente para o relato de situações que se caracterizem ou pareçam se caracterizar como desvios de conduta ética ou de violações a leis, regulamentos e políticas internas do Hospital M´Boi Mirim. Se você necessitar de informações adicionais ou tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato com o Departamento de Compliance do Hospital M´Boi Mirim através do email: compliancehmmd@hmbm.org.br.