História

Inaugurado no dia 08 de abril de 2008, o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – M’Boi Mirim é referência no atendimento hospitalar para mais de meio milhão de pessoas, fortalecendo a rede básica de saúde da região do M’Boi Mirim (zona sul) composta pelos bairros do Jardim Ângela, Jardim São Luiz e arredores.

Com instalações modernas e equipamentos de última geração, o Hospital foi projetado de forma a facilitar a movimentação de cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiências. O Hospital conta, inclusive, com um heliponto, que facilita o transporte de vítimas de acidentes socorridos pelos bombeiros e pela polícia.

O Hospital dispõe de Pronto-Socorro, Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico com capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos de urgências, emergências à adultos e crianças, além de contar com Laboratório Clínico e Exames de Imagem, que garantem atendimento à população da Zona Sul da Cidade para realizar os procedimentos nas especialidades de Clínica Médico-Cirúrgica, Cirurgia Geral, Pediatria, Traumatologia, Maternidade, Obstetrícia e Psiquiatria.

Nosso hospital ganhou o nome Dr. Moysés Deutsch em homenagem ao médico nascido em Israel, que chegou ao Brasil aos 11 anos de idade, formou-se e percorreu os bairros de São Paulo atendendo gratuitamente a população carente. Dr. Moysés Deutsch faleceu em 11 de novembro de 2007 e também foi homenageado no filme “O ano em que meus pais saíram de férias”.

Quem foi o Doutor Moysés Deutsch

Nascido em 19 de dezembro de 1913, na cidade de Safad – Israel, Moysés Deutsch chegou ao Brasil com onze anos de idade. Graduou-se em Medicina no início da década de 30, no Rio de Janeiro, foi médico adjunto na enfermaria do Professor Celestino Bourroul da Santa Casa de São Paulo e teve como grande amigo e tutor o Professor Oscar Monteiro de Barros.

Médico altruísta, desvinculado de interesses pessoais e econômicos, exerceu desde o início suas atividades profissionais como clínico geral no bairro do Bom Retiro, percorrendo praticamente todos os bairros de São Paulo para visitar seus pacientes, sendo querido e respeitado por todas as comunidades independentemente de seu credo e origem, até completar 89 anos de idade.

Considerado pelos pacientes e por seus pares como médico de diagnóstico imbatível, atendeu milhares de pessoas de todos os níveis socioeconômicos, priorizando os menos favorecidos e sempre com uma boa palavra àqueles que o procuravam como conselheiro. Apesar de ser membro ativo e fundador de diversas entidades beneficentes, trabalhou reservadamente e com atitudes conciliadoras, recusando cargos e honrarias até o final de seus dias.

Desde o início de sua atividade profissional na área médica nunca tirou férias, pois, durante anos, seus pacientes menos favorecidos ficariam “desamparados”. Foi esposo, pai, avô e médico exemplar que viveu para a família e para seus pacientes. Em 2006, foi espontaneamente homenageado no filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, do diretor Cao Hamburguer.

Dr. Moysés Deutsch faleceu em 11 de novembro de 2007, ano em que completaria 67 anos de casado com sua eterna e querida esposa, Dona Branca que sempre esteve ao seu lado e serviu de esteio para a sua nobre missão.