Roda de Gestantes

Para atender aos protocolos do Programa Parto Adequado e aproximar a população da região do M’Boi Mirim, o HMMD promoveu até dezembro de 2019  o evento Roda de Gestantes.

As gestantes que realizavam o pré-natal nas Unidades de Saúde Básicas – UBS da área de abrangência eram convidadas a participar do encontro trazendo seu acompanhante para orientações sobre trabalho de parto, parto humanizado, sinais, sintomas e exercícios para a chegada do bebê, prevenção de sífilis, DIO, além de tirar dúvidas e conhecer o Hospital e a equipe que poderá fazer seu parto.

O encontro trazia também um teatro que mostra a diferença nos dois tipos de situações da hora do parto, na primeira cena trata-se da gestante sem nenhum tipo de orientação e na segunda, trata-se da gestante que participou da Roda de Gestantes, encerrando a apresentação com uma paródia musical.

Em função da Pandemia de COVID-19 a Roda de Gestantes está suspensa.

Telemedicina

O Projeto Telemedicina (medicina à distância propiciada pela aplicação de tecnologias de telecomunicações e TI para troca de informações por médicos e profissionais da área da saúde, no debate da melhor escolha do tratamento para um paciente, orientações de procedimentos e para a promoção da saúde) é viabilizado pelo Ministério da Saúde e teve início em maio de 2012 através do PROADI-SUS (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). A parceria é realizada com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) – Central da Telemedicina – onde ficam médicos especialistas em regime de trabalho 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana). Foram elencados pelo Ministério da Saúde alguns hospitais públicos de nível secundário ou terciário para inclusão no projeto, entre eles, o Hospital Municipal Dr. Moyses Deutsch – M Boi Mirim (HMMD), primeiro local onde foi instalada uma estação de telemedicina para conexão com o Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE. No Hospital M’Boi Mirim são realizadas Tele solicitações em tempo real, com aplicabilidade no atendimento de casos graves de urgência e emergência, principalmente nas seguintes linhas de cuidado: Acidente Vascular Cerebral, Síndrome Coronariana Aguda, Trauma e Sepse.

Cirurgias Eletivas

O Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch caracterizado pelo atendimento das demandas de urgências e emergências na região do M´Boi Mirim, ampliou desde novembro/2015 sua capacidade operacional, permitindo o início de um projeto de cirurgias eletivas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é atender a população com indicação cirúrgica eletiva de algumas patologias – previamente determinadas – e que estão em fila de espera oficial da SMS pela alta demanda para tais procedimentos. Este projeto reforça nossa missão em “Acolher a população do M’ Boi Mirim, prestando assistência humanizada e eficiente, em conformidade com os princípios do SUS, e contribuir para o aprimoramento do sistema de saúde”, oferecendo um serviço de grande importância e qualidade para os moradores de nossa região de atuação. O projeto está dividido em:

Programa Cirurgia Geral

Serão realizadas colecistectomia por videolaparoscopia e procedimentos cirúrgicos de parede (hérnias) e orificiais (hemorróidas e fissuras).

Programa Cirurgia Pediátrica

Postectomia, herniorrafia, correção de hidrocele, correção de criptorquidia.

Programa Cirurgia Ginecológica

Miomectomia, histerectomia, cistos de ovário em doenças benignas; cirurgia vaginal ginecológica, como distopias simples, cistos ou doenças da glândula de Bartholin.

Programa Cirurgia Otorrinolaringológica

Adenoidectomia e amigdalectomia, isoladas ou combinadas.

Melhor em Casa

O Atendimento Domiciliar – Melhor em Casa do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – M´Boi Mirim teve inicio das atividades em 2009 como um braço importante de desospitalização dos pacientes em nosso serviço.

Durante o período de 2009 a 2012 fez parte do Programa Municipal PROHDOM (Programa Hospital Domiciliar) e, em 2013, foi cadastrado no programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde, mantendo os objetivos de desospitalização com segurança, diminuição de tempo de permanência intra-hospitalar e gerenciamento de pacientes crônicos evitando reinternações.

Atualmente dispomos de duas equipes de Atendimento Domiciliar (Médico, Enfermagem e Fisioterapeutas) e duas equipes de apoio Multidisciplinar (Psicóloga, Assistente Social, Nutricionista e Fonoaudióloga) com meta para atender 180 pacientes assistidos em domicilio por mês.

Dentre as atividades das equipes em visitas domiciliares de acompanhamento para procedimentos de enfermagem, tais como: curativos, coleta de exames, passagem de sonda naso enteral, administração de medicação endovenosa, também são observados os casos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde referência da região, garantindo atendimento e apoio domiciliar a quadros de reagudização de doenças crônicas de acordo com os protocolos e rotinas estabelecidas.